Capacidades Condicionais
Resistência
É a capacidade que o nosso organismo tem para realizar esforços de longa ou curta duração sem perda de eficácia motora, permitindo ao mesmo tempo recuperar o mais rápido possível de um esforço realizado. É a capacidade que permite suportar e recuperar da fadiga física e psíquica.
Esta capacidade possibilita a execução de esforço com uma certa intensidade e durante um período de tempo, relativamente longo, sem diminuir acentuadamente a eficácia.
Força
É a capacidade que temos para vencer uma resistência exterior, seja ela um objeto ou parceiro, ou mesmo a resistência do nosso próprio corpo.
É a capacidade que permite vencer uma resistência através da contração muscular. Esta possibilita, entre outros esforços, saltar, empurrar, levantar, puxar, arremessar, etc.
Velocidade
É a capacidade que nos permite realizar movimentos no mais curto espaço de tempo possível (esforços curtos e intensos).
Através da velocidade de reação consegues reagir rapidamente a um estímulo visual, auditivo e táctil (ex.: ao gesto, ao apito e ao toque do professor). Através da velocidade de deslocamento podes percorrer distâncias relativamente curtas no menor tempo possível.
Flexibilidade
É a capacidade que permite realizar movimentos de grande amplitude.
Esta capacidade possibilita melhorar a qualidade do gesto motor, tornando os movimentos mais belos e mais eficazes.